Demi Lovato - Foto: Theo Wargo

Eu não tinha ninguém para me olhar e dizer que não era saudável. Eu quero servir de modelo quando uma menina estiver na dúvida se deve ou não jantar, ou se outra deve ou não tomar seu café da manhã. Tantas coisas estavam indo bem na minha vida, quando de repente tudo despencou em uma velocidade louca. Eu tive um colapso e isso mudou minha vida para sempre. Se eu não tivesse ido para o tratamento, não sei se estaria sentada aqui hoje.

 

Demi Lovato
Atriz e cantora, 19 anos, que sofria com anorexia e bulimia, tendo sido internada em uma clínica de reabilitação após passar por episódios de automutilação.
Setembro 2011




A causa principal de tudo é a busca pela beleza, a busca pelo corpo perfeito. E para muitas mulheres o corpo perfeito e belo é o corpo magro, absolutamente sem nenhum excesso de gordura. Até aí tudo bem, só que o problema é que elas enxergam excesso de gordura em tudo, mesmo onde ele não existe. Se olham no espelho e sempre se acham gordas e feias. Por mais que emagreçam, sempre acham que continuam gordas e isso vai nelas causando um transtorno mental que, por fim, acaba fazendo-as literalmente odiar todo tipo de comida, visto que é a comida que as faz engordar e parecer feias. Isso, por sua vez, se traduz no que conhecemos como anorexia, que pode ser definida como a falta de apetite. Em casos mais graves da chamada anorexia nervosa, a pessoa acometida não come praticamente nada e por vezes, após comer algo por necessidade e se arrepender do que fez, provoca o vômito em si mesma para eliminar o alimento ingerido. A pessoa acometida pelo problema por vezes fica extremamente magra, desnutrida, e mesmo assim se acha gorda. É um problema grave, que inclusive pode causar a morte. Quando o quadro é acompanhado de bulimia, que ocorre quando a pessoa acometida passa por repetidos episódios de comer demasiada e compulsivamente, a situação se torna ainda mais grave, pois sempre após um episódio de bulimia, a pessoa se sente extremamente culpada, depressiva, e recorre a todos os métodos possíveis para eliminar o alimento ingerido, como vômitos autoinduzidos, laxantes, diuréticos ou exercícios realizados de forma abusiva e descontrolada. E tudo isso para não ganhar peso.

Demi Lovato afirma ter sofrido com esses dois transtornos, a anorexia e a bulimia. Ela chegava a idolatrar essas modelos super magras que via nas capas de revista. O caso dela se agravou tanto que ela passou a se automutilar, a machucar o próprio corpo por não gostar dele, por achar que estava obesa. Para sorte dela, ela tinha condições financeiras de se tratar e esse tratamento chegou a tempo. Ela teve um colapso nervoso e em novembro do ano passado foi internada em uma clínica de reabilitação. Ao que parece, agora aparenta estar uma pessoa normal, sem os problemas que tinha antes do tratamento. Não está magra, mas está em forma, com um corpo bonito e saudável, tanto fisicamente quanto psicologicamente, pois o problema que tinha é considerado como sendo um transtorno mental, que por sua vez causa danos físicos para o doente. Interessante observarmos nessas pessoas qual o motivo que as faz querer ter um corpo perfeito, independente do padrão de beleza que possuam. Querem ter um corpo perfeito para atraírem o sexo oposto? Querem ter um corpo perfeito para se sentirem superiores no grupo social que frequentam? Ou por pura vaidade? Independentemente de qual resposta seja, é fato que podem almejar todos os objetivos que pretendem sem necessariamente terem esse corpo perfeito. O mundo está cheio de exemplos assim, em todas as partes, em todos os lugares. Claro, não vamos negar que um físico bonito ajuda, e muito, mas não é requisito fundamental. É como se ele fosse um carro que nos ajudaria a chegar numa cidade próxima, mas podemos chegar também de ônibus ou trem. Esse é o detalhe que a pessoa anoréxica não percebe. Para ela, a vida se resume a ter um corpo magro e um corpo magro é absolutamente tudo na vida, sem o qual ela não existe.

Segundo a teoria de Freud, o mais famoso psicanalista de todos os tempos, tudo o que as pessoas fazem, seja consciente ou inconscientemente, é para impressionar o sexo oposto. O mundo gira em torno do sexo e todas as atitudes e atividades humanas são voltadas para o sexo oposto, para a conquista. Nesse pensamento, o motor da vida chama-se "libido". Considerando essa abordagem, teremos que a mulher anoréxica assim o é para impressionar os homens. Deseja ter um corpo que considera bonito para atrair e manter perto de si o sexo oposto. Mas, se ela deseja para si os homens, deveria consultá-los antes de tomar a decisão de deixar seu corpo magro ao extremo. Será que os homens preferem uma mulher extremamente magra, praticamente de pele e osso como elas gostariam de se tornar, ou preferem uma mulher de curvas exuberantes, com todas as gordurinhas que elas gostariam de perder, mas no lugar certo? Com a palavra, "eles", os homens!

Próximo desabafo Desabafo anterior

VISUALIZAR DESABAFOS DE OUTROS ANOS

www.desabafodromo.com.br