O ano seguinte a Avatar foi emocionalmente opressivo. Eu estava viajando ao redor do mundo, acordando em diferentes fusos horários. Seu corpo fica cansado e, no final do ano, eu quase tive um colapso. Eu estava sentada em meu quarto de hotel e eu não conseguia parar de chorar. Depois não conseguia ficar acordada. Eu devo ter dormido por um mês inteiro! Hoje eu fico em casa para fazer absolutamente nada. Quando era mais jovem, isso faria com que eu me sentisse um fracasso. Agora que estou mais velha, eu sei o que significa se desligar. Eu não tomo banho se não quero. Não respondo meus e-mails. É um jeito saudável de ser egoísta. Você sabe quando está velha quando jardinagem, o canal de culinária e recados de seus sobrinhos na caixa postal lhe deixam entusiasmada.

 

Zoe Saldana
Atriz, 33 anos, cuja agenda ainda continuou lotada mesmo após o final das gravações de Avatar, quando participou do filme Colombiana, que estreará no Brasil em outubro.
Agosto 2011

Foto: Jason Merritt



A definição de velhice aplicada pela atriz foi perfeita. Realmente, jardinagem é uma coisa que raramente interessa às pessoas jovens. Mais raro ainda é uma pessoa jovem sentar-se em frente à televisão para assistir ao canal de culinária. Ficar entusiasmada com mensagens enviadas pelos sobrinhos também é um bom indício para perceber que o tempo passou: primeiro pela existência dos sobrinhos, pois se o irmão se casou, é sinal de a família envelheceu, segundo pelo fato deles já estarem grandes ao ponto de enviarem mensagens, sinal de que quem as recebe está maior ainda e, em terceiro lugar, pelo entusiasmo ao receber essas mensagens, típicos de um titio coruja e... velho. Não adianta a ninguém reclamar, mais cedo ou mais tarde a velhice tende a chegar para todas as pessoas, quer queiram, quer não queiram, e o espaço da juventude vai sendo ocupado por outras pessoas, inclusive os sobrinhos aos quais se referiu Zoe Saldana.

Realmente a vida de uma pop star é atribulada, corrida e, não raro, cansativa. O trabalho de um ator ou atriz não termina com o final das gravações de um filme ou série. Depois disso vem o árduo trabalho de promoção do filme, que implica em várias viagens, muitas vezes ao redor do mundo, entrevistas diversas, participações em programas de TV, cessão de imagem para os mais variados veículos de mídia, inúmeras idas e vindas para lugares antes jamais imaginados. Tudo para marcar presença e fazer o filme chamar a atenção do público. E claro, depois todo esse trabalho se converte em bilheteria e isso é lucro para a produtora do filme. Não é raro os atores, ao assinarem um contrato de participação num filme, terem de concordar previamente com sua presença física em todo esse trabalho de divulgação pós-filme. Faz parte do trabalho. Quem achava que o trabalho de um ator fosse somente ir ao set de filmagens e fazer as gravações estava enganado. Bem, alguns atores, super estrelas, podem se dar a esse luxo. Tudo é questão de contrato e do interesse da produtora no ator. A maioria precisa dar duro depois do término das gravações de um filme.

Mas não pense que a vida de um ator de Hollywood é ruim. Quem lê o desabafo de Zoe Saldana pode pensar que ela é uma coitada, que sofre muito e que seu trabalho a faz sentir-se sempre esgotada e sem energias. Nada disso! Cansaço na vida de um ator é algo pontual, que não ocorre com frequência, caso contrário ele não teria energias para atuar e desempenhar suas funções. A vida de um ator de Hollywood é cercada de glamour e de muito dinheiro, muito mesmo. Todos nós trabalhamos por dinheiro, isso é fato. Ninguém consegue passar a vida fazendo trabalhos de caridade, sem receber uma compensação financeira pelos mesmos. Precisamos de dinheiro para nos alimentarmos, nos vestirmos, nos divertirmos, enfim, para tudo. E esse dinheiro vem através do trabalho, seja o trabalho do ator ou qualquer outro. Esse é o objetivo de qualquer trabalho: ganhar dinheiro. E por mais que a sra. Zoe Saldana reclame, sabemos que, embora todo esse aparente cansaço que ela relatou ter tido, sua conta bancária está transbordando. Ela não tem que reclamar, mas sim agradecer por ter tido as oportunidades que a vida lhe ofereceu.

Próximo desabafo Desabafo anterior

VISUALIZAR DESABAFOS DE OUTROS ANOS

www.desabafodromo.com.br